Inscrição Fácil

Conteudos TOP sobre organização e eventos

Início » Construção revelada: As histórias mais curiosas por trás de famosas casas e prédios

Construção revelada: As histórias mais curiosas por trás de famosas casas e prédios

O ramo da arquitetura possui uma grande relevância para a sociedade como um todo, sendo um dos pilares responsáveis pela cultura de uma cidade, assim como de sua população. Tudo isso a indicar o valor por trás de cada construção erguida no local.

É por coisas do tipo que muitas cidades se tornam pontos turísticos, com tal interesse podendo estar além da construção de estátuas e monumentos, mas também pela própria arquitetura local, tal como acontece na Bahia com todas as suas casas coloridas.

Frente a esse tipo de realidade muitas vezes é comum para algumas regiões de fato investirem na imagem local dessa maneira, de modo a atrair turistas ou até mesmo novos moradores à uma região, tudo isso graças ao destaque obtido pela sua arquitetura única.

Esse tipo de situação é importante também para muitos outros segmentos, inclusive comerciais, já que em uma região onde exista um grande volume de construções cresce também a oferta de aluguel de caçamba e de outros serviços na área de construção.

É da mesma forma em uma cidade ou bairro pode ficar conhecida por sua estrutura comum e tradicional, outros pontos se tornam interessantes para os turistas graças ao estilo único que ali esteja aplicado, passando pela escolha de cores, materiais e outras referências.

Muitas vezes o que devia ser apenas uma obra momentânea, existindo algum interesse específico por trás de uma construção, como uma inspiração artística, pode acabar recebendo certo valor com o passar do tempo, sendo o caso de monumentos históricos.

Por coisas do tipo que atualmente podemos visualizar hoje a arquitetura única de locais como a Grécia, uma pequena vila na Itália ou até mesmo uma comunidade no interior de Sergipe. Tudo a ser acompanhado por uma empresa de construção civil.

São coisas desse tipo inclusive que podem atrair a atenção de alguém a se especializar na área de arquitetura, reconhecendo que se trata de um setor que olha para muito além das especificações de um projeto, contando também com todo um impacto social.

Na verdade isso não chega a ser tão difícil de entender, bastando olhar para como cada um reage com a sua casa, reconhecendo aquele espaço como que vai muito além de uma combinação de cimento e tijolo. Relação que destaca então o valor da arquitetura.

A importância da construção para a sociedade

O crescimento de uma cidade muitas vezes é medido pelo número de casas ou prédios que vão sendo erguidos em uma região, para dar vazão a todas as empresas que buscam um espaço para montarem seus escritórios ou pessoas procurando por onde morar.

Junto desses imóveis é possível criar também toda uma estrutura ao seu redor, passando por melhorias no trânsito, diante do aumento de fluxo de pessoas, com o mesmo valendo para os sistemas de esgoto, eletricidade e tudo mais o que uma cidade necessite.

De modo a responder tudo isso é comum a construção de um plano geral de expansão, sendo essa a razão pela qual os centros urbanos são tão similares, tornando-se até mesmo em locais fáceis de se perder já que as ruas se mostram todas parecidas entre si.

Nesse sentido são pequenos detalhes que acabam sendo responsáveis pelo destaque de um espaço para outro, como um piso na frente de um prédio que recorra a uma aplicação de bloco de concreto intertravado que seja de outra cor em relação ao resto da região.

O problema está em como algo criado para facilitar a construção de um projeto pode acabar na verdade retirando toda a identidade de um espaço, sendo esse o caso de certos condomínios, no qual as casas são todas iguais, da fachada até a cor das paredes.

Essa unidade total está longe de ser a paixão de quem realmente se interessa por arquitetura, onde o destaque de certos projetos pode vir dos formatos diferenciados, da combinação de cores e materiais, resultando assim em uma obra final de apelo único.

É com esse tipo de apelo que muitos projetos de decoração buscam por trabalhar com materiais distintos, tal como colocar uma mesa inox industrial em plena cozinha de casa, dando ao imóvel um caráter mais voltado ao setor da indústria, por exemplo.

E assim como essa diferenciação pode fazer parte da decoração de um imóvel, o mesmo pode ser feito através da sua própria construção. Uma relação que pode levar a levantamento de espaços que recebem uma atenção tamanha por fugir do esperado.

Construção arquitetônicos e suas histórias

Da mesma forma em que existem monumentos que se tornaram em pontos turísticos graças ao seu projeto único, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro ou a Torre de Pisa na Itália, o mesmo pode ser dito sobre o projeto também de algumas casas, entre elas:

Casa Batlló

Construída em Barcelona, a Casa Batlló foi projetada pelo arquiteto Antoni Gaudi, criando assim um projeto que atualmente pode parecer quase que um castelo, saído de O Mágico de Oz ou algo assim, no entanto se trata de um projeto até mesmo de valor comercial.

A presença de diversos andares foi planejada para que o proprietário pudesse viver na parte superior, com o restante do imóvel podendo ser alugado para outros moradores, por meio de uma estrutura quase de um hotel, com sua complexa instalação elétrica.

Com o tempo, a Casa Batlló passou por diversos donos, passando a ser desde um mercado comercial até mesmo uma galeria de arte, destacando-se pelo seu estilo único, quase que como uma ilha de casas.

Fallingwater

Conhecida como a Casa da Cascata, a Fallingwater foi idealizada pelo norte-americano Frank Lloyd Wright, tratando-se de um projeto que atualmente se encontra disponível para visitação ao público, sendo hoje um museu na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Antes disso o local foi erguido como uma casa de verão, recebendo antes o nome de Casa Kaufmann, em relação aos proprietários originais. A arquitetura dali se destaca diante da composição do imóvel junto a uma cachoeira, destacando a proximidade com a natureza.

Assim como uma obra pode precisar de reformas com o tempo, necessitando de materiais como tubo sem costura, o mesmo ocorreu com a Fallingwater, com suas consolas recebendo reforços em 2002 por problemas estruturais, por ter sido um projeto apressado.

Neverwas Haul

Muitos projetos arquitetônicos foram criados justamente para desafiar as normas comuns, tal como é o caso da casa Neverwas Haul, um projeto móvel de três andares, movido à diesel, tendo como destaque também o fato do seu material ser de 75% sustentável.

Palácio Ideal

Outro projeto do tipo pode ser achado da França, através do Palácio Ideal. O responsável por essa estrutura foi o carteiro Ferdinand Cheval, ele que ergue o seu “palácio” através de pedras que encontrava em suas viagens, criando um projeto de visual único e complexo.

Wonderworks

Enquanto muitos imóveis se tornam museus com o tempo, diante do destaque que recebem, a Wonderworks sempre foi idealizada com um espaço voltado à cultura, contando com um design único que chamava atenção para os seus visitantes.

Presente na cidade de Pigeon Forge, no estado do Tennessee, a Wonderworks se destaca por ser uma casa de cabeça para baixo, sendo essa a visão de quem visita o local, encontrando lá dentro um museu interativo com elementos como:

  • Sons;
  • Água;
  • Luzes;
  • Objetos.

Um projeto de valor lúdico e também tecnológico, contando com exposições que podem trabalhar com equipamentos como um sensor de presença entre outros instrumentos.

A Casa Torta

Indo de um lugar de cabeça para baixo para um espaço torto, podemos falar agora de Krzywy Domek, um espaço comercial que foi erguido em 2004 na Polônia. Com um espaço de cerca de 4000m², a Casa Torta abriga diversas lojas, atraindo diferentes públicos.

O design do projeto é responsabilidade dos arquitetos Szotyńscy & Zaleski, criando assim espaço não apenas de valor turístico, mas também comercial e ao mesmo tempo artístico.

Construção Habitat 67

Presente no Canadá, o Habitat 67 trata-se de um projeto bastante interessante, reunindo 158 apartamentos. O diferencial está no fato de que todos eles possuem jardim no teto e vista para rua. Tudo isso graças à sua composição que lembra a combinação de cubos.

O trabalho de Moshe Safdie é mais um exemplo de como certos projetos de arquitetura podem ser arguidos com os mais diferentes objetivos, conquistando assim uma relevância para a sociedade como um todo, servindo de inspiração a outras obras.

Ao fugirem de uma arquitetura comum é que esses e outros espaços se tornaram icônicos, dando força para que outras obras que fujam do arquétipo comum pudessem ser erguidas nos mais diferentes cantos do mundo, seja com um objetivo artístico ou até comercial.

Tudo isso faz com que uma região urbana necessite tanto de materiais de construção, acesso a serviços, torre de transmissão para garantir a comunicação no local, mas acima de tudo, uma criatividade que permita que a arquitetura do local se destaque.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site (inserir nome do site e link), onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Isabella Stephano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo